“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” Drummond de Andrade
Domingo
23
Janeiro
2022
INFORMATIVO VIRTUAL
INFORMANDO COM CREDIBILIDADE
ACESSOS
 
 
ENCONTRO REÚNE 33 ADESTRADORES E 11 CÃES NA PENITENCIÁRIA II DE AVARÉ
Por: Redação -sap
 
Publicado em 20/10/2021 as 10:40
A+ A-
 

Com objetivo de padronizar o trabalho realizado nos canis, a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN) promoveu, no dia 21 de setembro, o 3º Encontro Cinotécnico da CRN.

 

Realizado no canil da Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré, o evento contou com a participação de 33 adestradores e 11 cães das raças pastor alemão e belga de malinois.

 

O treinamento é baseado em cinotecnia, uma técnica usada no preparo dos animais para desempenhar tarefas específicas, como rastreamento de drogas e explosivos, guarda e proteção do perímetro prisional, captura e imobilização de suspeitos, controle de tumultos, entre outras ações.

 

Com intuito de alinhar a forma de atuação dos cães nos presídios, o evento, organizado pelo cinotécnico responsável pelo canil da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, Carlos Eduardo Morgado, contou com aulas teóricas e práticas.

 

AGRESSÃO E CAÇA

O treinamento foi pautado em técnicas aplicadas para trabalhar emoção e controle.

 

“Demos continuidade nos exercícios, mas, desta vez, com foco em dois comportamentos do cão: agressão e caça”, explica Morgado, detalhando que, no primeiro caso, o animal se defende do agressor, pois ele sabe que trata-se de uma ameaça.“Ele tem que defender a própria vida e a do condutor. Por isso, usamos exercícios para que o cão entenda que precisa mostrar agressividade, para que o sujeito fuja. Assim, então, o animal atinge o objetivo de afugentar a pessoa”, frisa.

 

Quando envolve guarda e proteção em presídios, o treinamento busca trabalhar ainda o comportamento de caça. “Nessa conduta, o cão está concentrado, assim como ocorre na natureza, em uma situação em que o predador busca a sua presa”, detalha.

 

Os dois exercícios de comportamento têm como objetivo oferecer um treinamento específico ao cão, para o desempenho de tarefas dentro das unidades prisionais.

“Em uma situação real, usamos a agressão para intimidar o oponente, para que ele não tente nada contra a equipe de agentes, com intuito de não utilizar o cão em uma abordagem mais agressiva. Caso seja necessária uma reação mais ostensiva, a mordida do cão será cheia e forte”, pontua.

 

AUTONOMIA

O adestrador destaca que o terceiro encontro buscou, também, dar mais autonomia aos profissionais, uma vez que a parte prática dos treinamentos foi realizada pelos adestradores de cada canil participante, sob a supervisão de Morgado.

 

Estiveram no evento treinadores que atuam em canis de nove unidades prisionais localizadas nas cidades de Avanhandava, Avaré, Balbinos, Bauru, Pirajuí, Taiúva, Ribeirão Preto e Serra Azul. Dois servidores do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz também participaram da atividade, como convidados.

 

Fonte - sap.sp.gov.br

 

 

NOTICIAS RELACIONADAS VER TODAS AS NOTICIAS

noticia
CRIANÇA DE SETE ANOS PERDIDA FOI ENCONTRADA NA ÁREA RURAL DE AVARÉ.
Nesta quinta-feira, dia 20, a equipe do Patrulhamento Rural recebeu uma informação via grupo de whatsapp do "PROJETO VIZINHANÇA SOLIDÁRIA RURAL", de que uma criança, do sexo masculino e com 07 anos de idade, estava transitando e perdida pela estrada rural, popularmente conhecida como Estrada da Grama Roxa. Segundo informações da própria criança, no dia de hoje estava na casa de seus ...
  Publicado em 20/01/2022 as 18:31   ler noticia

noticia
EM TAQUARITUBA, POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES
Na tarde dessa quinta-feira dia 13 de janeiro, policiais militares em patrulhamento pela área central, avistaram 4 jovens na via pública e que ao perceberem a presença policial, tentaram se dispersar.   De imediato foram abordados e durante a busca pessoal nos menores de idade (16 anos cada), nada de ilícito foi localizado e na abordagem ao rapaz de 19 anos, foi localizado a quantia de R$ 179,00 e uma por&ccedi...
  Editado em 14/01/2022 as 17:56   ler noticia

noticia
CONCURSOS PÚBLICOS PREVISTOS PARA 2022
2022 promete muitas mudanças para quem se dedica a conquistar seus objetivos e preparamos essa matéria para os "concurseiros" de plantão. Listamos aqui 10 concursos previstos para o ano de 2022, para que você possa ir se preparando, buscando editais e conteúdos programáticos anteriores afinal, muitos sonham com a estabilidade de uma carreira pública. Após um período com seleç&...
  Publicado em 12/01/2022 as 18:02   ler noticia

noticia
5ª SUPER COPA DE FUTEBOL INFANTIL É ADIADA EM TAQUARITUBA.
A 5ª Copa Sulamericana de Taquarituba, mais conhecida como Copinha, que seria realizada entre os dias 24 e 29 de janeiro, precisou ser adiada por conta do aumento de contágio pela Covid-19. Segundo os organizadores, por se tratar de um grande evento que reúne cerca de 3 à 4 mil pessoas entre atletas e dirigentes, a Coordenadoria de Esportes, Lazer e Turismo, juntamente com a Prefeitura do Município de Taquarituba...
  Publicado em 10/01/2022 as 17:37   ler noticia

noticia
EM TAGUAÍ, POLÍCIA MILITAR PRENDE JOVEM POR RECEPTAÇÃO E TRÁFICO DE DROGAS
Na tarde desse domingo (02), policiais militares em patrulhamento pela área central, visualizaram um jovem de 18 anos com um objeto em mãos, sendo que quando abordado, constatou-se que era um Tablet, objeto muito parecido com um aparelho que havia sido furtado anteriormente em um posto de saúde do município. Indagado a respeito, afirmou o infrator que o eletrônico pertencia a outra pessoa, apontando a resid&eci...
  Publicado em 04/01/2022 as 22:07   ler noticia


MAIS NOTICIAS
 








































































Diretora responsável: Graziela Orlando Gomes grazi.o.gomes@hotmail.com 14-99758-2385
Todos os direitos são reservados ao Informativo Virtual . Ano 2011 - 2022
Taquarituba S.P
Desenvolvido por
GEWEBDEV
geliano15@gmail.com