O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO, ROSSIELI SOARES, ANUNCIOU NESTA QUINTA-FEIRA (1º) QUE O SITE HTTPS://VACINAJA.SP.GOV.BR/EDUCACAO JÁ ESTÁ NO AR, PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO REALIZAREM O CADASTRO PARA RECEBEREM A PRIMEIRA DOSE DA VACINA DA COVID-19. A PRIMEIRA ETAPA DA IMUNIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO TERÁ INÍCIO NO DIA 12 DE ABRIL, PARA SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS A PARTIR DE 47 ANOS.
“ANTES MESMO DA DIVULGAÇÃO DO SITE JÁ TÍNHAMOS PESSOAS CADASTRADAS, NÓS PEDIMOS QUE TODAS AS PESSOAS SE CADASTREM, ATÉ AS QUE TÊM MENOS DE 47 ANOS E NÃO DEVEM SER VACINADAS NESTA PRIMEIRA ETAPA”, EXPLICA O SECRETÁRIO ROSSIELI SOARES.
NESTA PRIMEIRA FASE DA VACINAÇÃO, O GOVERNO DE SP VAI DESTINAR 350 MIL DOSES PARA IMUNIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COM MAIS DE 47 ANOS ATUAM NAS ESCOLAS, DESDE A CRECHE AO ENSINO MÉDIO, NAS REDES ESTADUAL, FEDERAL, MUNICIPAIS E PRIVADAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. A MEDIDA VISA GARANTIR MAIS SEGURANÇA PARA O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS.
COMO FAZER O CADASTRO
OS PROFISSIONAIS DEVEM FAZER O CADASTRO NO SITE HTTPS://VACINAJA.SP.GOV.BR/EDUCACAO, COM NÚMERO DO CPF, NOME COMPLETO E E-MAIL. EM SEGUIDA, ELE RECEBERÁ UM LINK NO E-MAIL INDICADO E SERÁ NECESSÁRIO VALIDÁ-LO PARA DAR CONTINUIDADE AO CADASTRO. É IMPORTANTE VERIFICAR SE O E-MAIL NÃO FOI DESLOCADO PARA A CAIXA DE SPAM.
NO PASSO SEGUINTE, O PROFISSIONAL DEVE CONFIRMAR OS DADOS PESSOAIS E APONTAR NOME DA ESCOLA, REDE DE ENSINO, MUNICÍPIO E CARGO OCUPADO. TAMBÉM SERÁ NECESSÁRIO ANEXAR OS HOLERITES DOS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO.
NA SEQUÊNCIA, O CADASTRO PASSARÁ POR UM PROCESSO DE ANÁLISE E, SE VALIDADO, O PROFISSIONAL RECEBERÁ EM SEU E-MAIL O COMPROVANTE VACINAJÁ EDUCAÇÃO, ESTE DOCUMENTO TERÁ UM QRCODE PARA VERIFICAÇÃO DE AUTENTICIDADE.
NO MOMENTO DA VACINAÇÃO, O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO DEVERÁ APRESENTAR O COMPROVANTE VACINAJÁ EDUCAÇÃO, RG E CPF PARA CONFERÊNCIA DOS DADOS PELO PROFISSIONAL DE SAÚDE. CASO, O USUÁRIO NÃO APRESENTE O COMPROVANTE VACINAJÁ EDUCAÇÃO OU O SEU NÚMERO DE CPF NÃO CONSTE NO COMPROVANTE APRESENTADO, NÃO PODERÁ SER IMUNIZADO.
PÚBLICO-ALVO
PODERÃO SER VACINADOS OS PROFISSIONAIS COM IDADE MÍNIMA DE 47 ANOS QUE ATUEM EM ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E PARTICULARES EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO E OCUPEM FUNÇÕES COMO SECRETÁRIOS, AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS, FAXINEIRAS, MEDIADORES, MERERENDEIRAS, MONITORES, CUIDADORES, DIRETORES, VICE-DIRETORES, PROFESSORES DE TODOS OS CICLOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFESSORES COORDENADORES PEDAGÓGICOS, ALÉM DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS.
“A UNDIME SEMPRE LEVANTOU A BANDEIRA DA VACINA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E CHEGOU O DIA. SABEMOS DA NECESSIDADE DOS CRITÉRIOS RIGOROSOS JUSTAMENTE PARA VACINAR OS QUE PRECISAM NESTE MOMENTO. VAI SER UM TRABALHO ÁRDUO PARA O SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO, MAS ENTENDO QUE É UM TRABALHO NECESSÁRIO. QUE ELES TENHAM O COMPROMISSO DA VALIDAÇÃO, JUNTO COM OS DIRETORES DAS ESCOLAS”, DIZ MARCIA BERNARDES, PRESIDENTE DA UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO SP.
PARCERIA COM SECRETARIAS MUNICIPAIS
O CADASTRO É O PRIMEIRO PASSO PARA IMUNIZAÇÃO, PORÉM, NÃO SIGNIFICA O AGENDAMENTO. A APLICAÇÃO DAS DOSES OCORRERÁ EM PARCERIA COM AS PREFEITURAS, POR MEIOS DAS SECRETARIAS DE SAÚDE. O SECRETÁRIO ROSSIELI SOARES REFORÇA QUE DEPOIS DA CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO, O PROFISSIONAL DEVE FICAR ATENTO ÀS REGRAS DO MUNICÍPIO EM QUE ATUA PARA SE INFORMAR SOBRE DATAS E PONTOS DE VACINAÇÃO.
“CADA MUNICÍPIO TERÁ UMA FORMA DE REALIZAR A VACINAÇÃO NO SEU TERRITÓRIO. O CADASTRO NÃO É AGENDAMENTO DE VACINA, É IMPORTANTE FRISAR ISSO, É UMA AUTORIZAÇÃO PARA QUE A PESSOA POSSA RECEBER A VACINA. OS ARRANJOS LOCAIS DO MUNICÍPIOS JUNTO COM O ESTADO VÃO DEFINIR A FORMA QUE ISTO SERÁ REALIZADO LÁ PONTA DENTRO DO CALENDÁRIO PRÉ-ESTABELECIDO”, AFIRMA GERALDO REPLE, PRESIDENTE DO CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE.